Seja bem-vindo !

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Colapso Social

Esse título soa meio pesado, mas é o que a nossa sociedade vive! Com tantos problemas sociais, pela falta de Educação e Cultura resultando em uma sociedade desigual e injusta, onde o pobre é cada vez mais “massa de manobra” de pessoas que tratam o Público (Estado) como Privado (interesses pessoais), isso tudo faz com que a nossa sociedade viva um colapso social (degradação de nossa sociedade).

Essas pessoas, que se aproveitam do que é de todos para benefício próprio, não entendem que por mais que elas tenham dinheiro e poder, não tem como se fechar em uma redoma de vidro com tudo que conseguiram com seu egoísmo. Acham que todos os problemas que elas geraram, passando por cima de todos os valores éticos e morais para conseguir o que as suas mentes ignorantes acham importante, que isso não as afetaria! Mas estavam enganados!

Na década de 80 e 90, os ricos achando que não bastava a divisão de bairros, com separação das pessoas de classes de menor poder aquisitivo (pobres), para resolução do problema da sua segurança, iniciaram, em grande escala, a construção de Condomínios, com muros enormes, segurança privada, e controle de entrada e saída de visitantes e Shoppings Centers, onde fariam suas compras tranquilamente, longe dos problemas por eles mesmos criados! E com isso não teriam mais de conviver com a pobreza.

Só que eles estavam enganados! Nos últimos anos, o que a gente mais vê na televisão são os famosos “arrastões”, onde esses Condomínios onde eles achavam estar seguros estão sendo assaltados, e ainda vários roubos de lojas dentro dos Shoppings Centers.

Viu! Nós vivemos em uma sociedade... Tudo que a fazemos para o outro volta para nós.

O que me indigna é que o restante da população, ao invés de se revoltar com o que esta acontecendo, só pensa em passar para o outro lado! Só pensa em ficar rico e nem se toca que até para os ricos a coisa esta, e vai ficar mais complicada. Pois isso vai afetá-los também, cada dia mais a sua liberdade e segurança esta em perigo, pois o pobre que esta no morro, na sua laje, sem comida para dar aos filhos, sem um “puto” real no bolso, vendo lá em baixo os “bonitões”, nas mansões, nadando nas piscinas gastando no dia o que eles não gastam em toda sua vida... Vão descer o morro, e vão tomar para si, o que lhe foi negado pela nossa sociedade!

Veja o que presenciei... Eu estava na Prefeitura de Rio Branco do Sul, representando o Conselho Municipal de Saúde para discutir o orçamento da Saúde para 2011, antes de começar a reunião, quando vi algumas senhoras falando com a recepcionista, sobre o irmão do Prefeito (Caxa), fornecer alguns remédios para elas. Coisa que é obrigação deles manter nos Postos de Saúde de maneira igual para todos. E por que não fazem? Pois é bem mais interessante, ter uma porcaria de Saúde (hospital desestruturado, poucos médicos, faltando remédios), para que eles possam continuar essa política assistencialista e segurar o seu voto.

Mas isso não é culpa das classes mais pobres, que não fazem nada para mudar, eles estão condicionados a agir assim, pois sem acesso a Educação e Cultura como poderiam entender! E por que dar acesso a informação a massa, sendo que é mais fácil dominar e tirar proveito um monte de pessoas inertes. Que aceitam isso como uma provação de Deus! Onde ainda temos religiosos que tem a cara de pau de falar “Meu filho isso é culpa do demônio”, “meu filho isso é uma provação de Deus para com a sua fé”... Pare! Repare que temos alguns lideres religiosos ligados a ao poder público. Coincidência NE?

Olha, devo ter entendido errado quando li á bíblia... Pareceu-me, que Jesus é 100 %, sempre matando a fome do pobre, pregando fraternidade a caridade, igualdade entre os homens. E primeira coisa que falou para o rico que queria segui-lo, para ela dar tudo aos pobres. E não dar o dinheiro a ele! Como alguns que se dizem lideres religiosos fazem... Pois você acredita que Jesus, que é o melhor dos homens, acha que você tem que passar fome, ou qualquer outra dificuldade, para testá-lo? Pois ele vivia matando a fome do povo quando esta em corpo presente na terra! Você acredita que Deus, queira que seus filhos, pelos quais ele deu a vida, sofram? Isso é só para controlar as pessoas, garantindo que elas não se revoltem com o que acontecendo, pelo amor de Deus... Jesus não que você passe fome! Ele é gente boa.

Mas se nós continuarmos assim tenho medo onde possamos chegar! Pois enquanto acharmos que “o mundo gira em torno do nosso umbigo”, e continuarmos egoístas e oportunistas o mundo vai continuar desigual e injusto e todos vamos pagar por esse erro! E ainda deixaremos essa “merda” para nossos filhos e netos sofrerem por um erro que nós demos continuidade e não fizemos nada para resolver...

“O Mundo não é assim, ele está assim...” não lembro onde ouvi isso, mas é verdade
André Luiz Viana

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você diz sobre isso?