Seja bem-vindo !

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

O caso Braz Geffer


Em fevereiro de 2010, o Ver. Braz Geffer (PHS/PR) foi eleito Presidente da Câmara Municipal de Rio Branco do Sul a partir de 1º de janeiro de 2011.

A eleição de Braz ocorreu de forma antecipada, isso com base em uma Lei Municipal, já que o período comum para essa escolha seria o último trimestre de 2010. Ocorre que, naquele momento os interesses eram outros, posto que ainda governava o Pref. Adel Rutz, então, imbuídos por um objetivo comum, os edis resolveram utilizar-se da referida Lei para nomear o novo presidente daquela casa. Tal lei já havia sido invocada em 2007 para eleição do Ver. Doglair Nodari.

Em março/2004, com a morte de Adel Rutz, Emerson Stresser, o “Caxa”, assumiu a Prefeitura. Nos últimos meses de 2010, a iniciar em outubro e, depois do Ver. Braz Geffer declarar que faria oposição ao atual prefeito, alguns vereadores mudaram de idéia, ou melhor, os interesses passaram a ser outros, e então resolveram anular aquela sessão de fevereiro/2010.

A anulação da sessão que elegeu o Ver. Braz Geffer como Presidente da Câmara ocorreu no início de dezembro/2010. Foi uma reunião tumultuada e conturbada, pois a população apareceu em “massa” para assistir, inclusive o Conselho Jovem, entretanto o objetivo era indisponível para alguns edis que, sobre vaias, aprovaram a anulação.

Pretendiam também realizar nova eleição na mesma sessão da anulação, porém não o fizeram por haver deliberação da Justiça impedindo o feito e aventando inclusive a prisão do então presidente Ver. Ariel Ribeiro (PSB/PR) em caso de descumprimento.

Hoje, 22 de dezembro de 2010, não há mais tempo hábil para a realização de nova eleição. Para a Câmara de Vereadores não há presidente eleito, devido a anulação da sessão que elegeu Braz Geffer. Para a Justiça da Comarca, Braz Geffer será o presidente a partir de janeiro/2011.

A população riobranquense aguarda boquiaberta o desfecho desta história.
Marcos Brito

2 comentários:

  1. Anônimo22/2/11

    cade o conselho jove cade o conselho de saude sumil tomol doril

    ResponderExcluir
  2. Anônimo25/2/11

    nao desanimen vanos em frente derepente a justisa sera feita sabe me diser porque nao para promotor em rio branco sera queo dindin manda ate quondo DEUS e pai nao pabrasto

    ResponderExcluir

O que você diz sobre isso?